ISS Prefeitura Vitória

O que é o ISS da Prefeitura de Vitória?

O ISS é o Imposto Sobre Serviços . Ele é um tributo de competência dos municípios e Distrito Federal e incide sobre a prestação de serviços.

O que é ISISS?

O ISISS, Internet Sistema de Imposto Sobre Serviços, permite que os contribuintes do ISS ou substituto tributário possam efetuar as suas declarações (de serviços prestados, de serviços tomados e de movimento econômico) e a emissão das respectivas guias de recolhimento de imposto. O ISISS permite ainda importar dados de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica emitidas, evitando nova inclusão de informações, reduzindo ainda as hipóteses de erro.

Quem deve pagar ISS da Prefeitura Municipal de Vitória?

O ISS da Prefeitura de Vitória é pago pelas empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos. Aqueles que se encaixam no primeiro caso deverão recolher o ISS, além dos demais impostos – como IR, PIS, COFINS, contribuição social ou, substituídos pelo Simples Nacional, caso optante. As empresas pagam uma alíquota de 5% sobre o valor da nota fiscal e em alguns casos chega a 2%

ISS da Prefeitura Municipal de VitoriaA NFS-e, implantada pela Secretaria de Finanças, vai simplificar a vida dos prestadores de serviços e gerar créditos para seus clientes (cidadãos e empresas da cidade de Vitoria).

O cliente (tomador de serviços) que pedir a emissão da NFS-e poderá utilizar parte do ISS da Prefeitura de Vitoria recolhido para abater até 50% do IPTU.

  • O sistema efetuará automaticamente o cálculo do ISS da Prefeitura devido pelo prestador e o valor do tributo será impresso na NFS-e. Parte do ISS recolhido pertence ao cliente: 10% para Pessoas Jurídicas e 30% para Pessoas Físicas.
  • O Pagamento do ISS – O prestador deverá gerar no sistema o documento de arrecadação relativo às NFS-e emitidas. Lembrete: o vencimento do ISS ocorre no dia 10 de cada mês relativamente às NFS-e emitidas no mês anterior.
  • Crédito do ISS – Após o recolhimento, será automaticamente creditada aos clientes a parcela do imposto constante da NFS-e.
  • O acompanhamento dos valores já creditados – e dos pendentes – pode ser feito pela Internet.
  • Abatimento do IPTU – Os créditos acumulados poderão ser usados para abatimento de até 50% do IPTU.